sábado, 4 de outubro de 2008

Emergia e a Arquitetura Sustentável


Semana passada aconteceu a INOVATEC e o Escritório de Integração apresentou para a PUC os projetos ligados ao meio ambiente. O Alfio depois pode falar mais sobre isso tudo.

Pegando a esteira do meio ambiente, lanço a provocação a seguir.

Um colega de mestrado está trabalhando a aplicação da emergia no setor hoteleiro. Segundo ele, emergia é, grosso modo, a medida do impacto ambiental na produção de um produto até seu consumo.

Emergia segundo Odum (Emergy Evaluation, in "Advances in Energy Studies: Energy Flows in Ecology and Economy")

"É toda energia necessária para um ecossistema produzir um recurso (energia, material, serviço da natureza, serviço humano).

É utilizado como sinônimo de energia incorporada" ou também de "memória energética"".


O índice de emergia de um sistema pode ser calculado para avaliar a real sustentabilidade deste meio. A ciência econômica não consegue estimar, por exemplo, os recursos energéticos da biosfera. Então é necessário mensurar com abordagens ecológicas e energéticas para que compreenda-se a real economia do planeta.

Pelo que entendi, na arquitetura, a emergia poderia ser usada para saber a sustentabilidade de um edifício, calculando o impacto da fabricação e utilização de todos os materiais empregados na obra, bem como a mão-de-obra.

No Brasil a referência é o Enrique Ortega da UNICAMP e o Mauri Fortes da UNA e ECOLATINA.

Acho que essa pode ser uma frente que a arquitetura pode e deve se enveredar.

Nenhum comentário: