segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Morte e VIDA das grandes cidades

Esse período de mudança política nos municípios brasileiros nos leva a pensar, ainda mais, no futuro de nossas cidades. Temos visto nas campanhas, plataformas de governo, propagandas e debates que haverá, ao longo dos próximos 4 anos, investimentos em “obras públicas”, “obras de infra-estrutura básicas” e tantas outras obras que podemos chamar de “eleitoreiras”.
Devemos parar e pensar no que queremos para as nossas cidades e o que serão estas “obras públicas de infra-estrutura básica (?)”. Penso que estamos indo na contramão das boas práticas, tendo em vista o que queremos em nossas cidades. Não é a canalização de córregos, construção de vias e mais vias asfaltadas e viadutos sem fim que priorizam o transporte privado (o grande vilão da qualidade de vida dos grandes e nem tão grandes centros urbanos) que nos proporcionará qualidade de vida.
Por que não nos inspiramos nas boas práticas? Por que não pensamos e pesquisamos no que é feito de qualidade e real melhoria na vida das pessoas, ao invés de irmos a favor dos interesses econômicos?
O vídeo abaixo, que infelizmente está em inglês, nos mostra o que a boa vontade política aliada à vontade de melhorias qualitativas pode fazer. A cidade de Seul, no ano de 2005, inaugurou a revitalização e requalificação do seu principal rio urbano, sinônimo de vida e prosperidade da cidade, que foi canalizado e esquecido para dar lugar a grandes avenidas e viadutos. Esta transformação urbana durou somente 3 anos e os investimentos aplicados se comparam a outras obras de “infra-estrutura básica (?)” que vemos sendo feitas nas cidades brasileiras, mas sem reais transformações e retorno da qualidade de vida das pessoas.



Quando vamos ver isso por aqui? Qual o futuro que queremos para as nossas cidades? Devemos pensar agora, criticar o que vem sendo feito, analisar e procurar mudar este quadro, enquanto ainda temos chance de mudar.

Nenhum comentário: