quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Paradoxos

Abaixo encontra-se dois trechos do vídeo produzido e dirigido por Aline Fernandes, Daniel Betting e Patricia Moraes. O video documentário "Vila Itororó -- Histórias de Apropriação e Posse", com duração de 45 minutos, conta o drama dos moradores de um cortiço no bairro do Bexiga que está para ser desapropriado e transformado em centro cultural, pela Prefeitura de São Paulo.





A foto é de Kowloo ou "A Cidadela Proibida de Kowloon". Uma das mais curiosas anomalias urbanas da história da humanidade. Destruída em 1993 por decisão mútua da China e Reino Unido, a Cidadela ficava na principal península da cidade de Hong Kong.

A Cidadela de Kowloon possuía, até antes de seu desaparecimento, cerca de 50 000 habitantes distribuídos numa diminuta área de 0,026 km² (densidade populacional de 1 900 000 pessoas por km²). Tratava-se, comprovadamente, do lugar mais denso em população do globo.

Os edifícios começaram a se fundir uns aos outros e milhares de modificações urbanas ocorreram (virtualmente nenhuma foi promovida por engenheiros ou arquitetos) até transformar a cidadela num verdadeiro monolito de alvenaria. Corredores labirínticos (antigas ruas e vielas) percorriam a massa de prédios, muitas vezes saindo do nível do chão e entrando dentro dos prédios em andares superiores.

Em uma declaração conjunta de 1984, a China autorizou as autoridades britânicas a demolir a Cidadela e realojar seus habitantes. A declaração foi reafirmada em 1987, mas só veio a ser executada em 1993.

Um parque municipal foi implantado no local onde antes ficava a Cidadela.



Tire suas conclusões.

Nenhum comentário: