quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Um e-mail, um trabalho, uma foto e algumas lembranças.



Amigos recedi e-mail do "Boletim do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare/Finep)" falando do Programa de Tecnologia da Habitação, no texto menciona-se várias iniciativas, entre as quais assinalamos aquela do grupo de pesquisa MOM (Morar de Outras Maneiras, da UFMG)que
" com apoio da Finep investe na concepção e implementação de uma “wikipedia” da construção. A proposta é que o banco de dados seja consultado e alimentado por arquitetos, engenheiros, construtores e outros profissionais envolvidos com a produção de moradias."
Acho esta uma inciativa muito boa pelo fato que visa sedimentar este conhecimento que costuma-se perder, ou esquecer, ainda porque a habitação popular sofre o fato de estar nas mãos do poder público e das administrações locais que obtem sucesso, a principio, veja o caso de Belo Horizonte, se conseguem se manter no poder.
No caso especifico de Belo Horizonte, a experiência habitacional que surgiu no amago da redemocratização sofreu do esclerosamento que é proprio da manutenção do poder, sem gerar um aprimoramento de suas atuações, mas a manutenção de um produto controlado em razão da perpetuação do "status quo" instituido.
Mas voltando ao e-mail que recebi nele havia uma parte que remetia a outras pesquisas e, em uma analise epidermica o que me chamou atenção foi esta noticia e mais do que a noticia a imagem a ela associada.
Por começar coloco a noticia:
"Habitação: Rede de pesquisa avalia empreendimentos populares em cinco estados. Um dos desafios assumidos pelas instituições é o desenvolvimento e a avaliação de novos componentes e sistemas construtivos focados nas necessidades regionais. Os estudos são focados tanto em obras novas como na recuperação de moradias", e a foto em questão era esta que está postada no canto alto a esquerda.
Coloco o link da noticia http://www.habitare.org.br/ConteudoGet.aspx?CD_CONTEUDO=498
na qual voces poderão ver que a foto não te nada a ver com os estudos de caso escolhidos pois trata-se do conjunto Residencial Asca chamado também de Urucuia localizado no Barreiro de Cima em Belo Horizonte no bairro Cardoso.
Para que quisesse localizar este conjunto com o Google Earth as coordenadas são:
20º00'32.96" Sul 44º0031'.18" Oeste
A não ser que a USP, já que, como afirmado na noticia, trata-se da única universidade que irá estudar empreendimentos em autogestão, utilize este empreendimento como estudo de caso, é bem provável que a foto publicada do Residencial Asca tenha chamado atenção pelas cores das edificações.
Aproveito portanto para lembrar que o Residencial Asca foi um conjunto habitacional no qual se utilizou a autogestão plena dentro da política habitacional municipal e que foi concluido em 2000.
Recebeu o premio de Gentileza Urbana 2000 e teve como Assessoria Técnica a "Schmidt Arquitetura e Urbanismo" com a participação da Leta e minha como técnico controlador da qualidade. Foram construídas 202 unidades com duas tipologias e as "economias invisíveis" como afirma Nabil Bonduki, possíveis em empreendimentos com este tipo de gestão, permitiram a complementação de boa parte das infraestruturas existentes, principalmente pavimentação das vias de pedestres, escadas de acesso ás moradias, redes de drenagem urbana, além de duas casas e das obras de dois espaços coletivos.
Abraços.
Alfio

Nenhum comentário: