terça-feira, 23 de dezembro de 2008

"Um terço dos municípios brasileiros têm favelas, revela IBGE"


Pausa complicada. Mas vamos lá.

Como noticia a Folha de São Paulo do dia 12/12/2008, "um terço dos municípios brasileiros têm favelas, palafitas e outras habitações miseráveis. Em mais da metade deles, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registrou ainda a presença de loteamentos irregulares ou clandestinos. As políticas públicas de habitação são preocupação constante de 80,2% dos municípios, segundo a pesquisa. Este percentual disse desenvolver algum programa da área neste ano. No Sudeste, o percentual é de 70,6%, número considerado baixo pelo IBGE, já que se trata de uma região 'dotada de grandes centros urbanos e de notável déficit habitacional'. A maior parte dessas políticas, segundo a pesquisa, é de programas voltados para a construção de unidades habitacionais."

Segundo a mesma pesquisa, o Brasil possui aproximadamente 16.500 favelas. E até 2016 a população das favelas poderá triplicar.

Comentando o negrito, pergunto: quais critérios que os governos decidiram como prioridade construir unidades habitacionais, aonde e como? Por exemplo, pretende-se retirar as pessoas do lugar? Quais serão os beneficiados? Como impedir que as pessoas construam em áreas de risco? Enquanto não resolve o problema de todos, os governos estuda a questão ambiental das favelas: chuvas, enchentes, desabamentos, infiltração das águas no solo...? Como podemos contribuir?

Nenhum comentário: