domingo, 30 de agosto de 2009

Escritório de Integração recebe alunos no Canteiro Em Obras III

"O Escritório de Integração (EI), do curso de Arquitetura e Urbanismo, recebeu os calouros no Canteiro em Obras III, no terreno adjacente ao prédio 47, no sábado, 21 de agosto. Os alunos foram recebidos com um farto café da manhã e uma conversa informal com os professores e veteranos do curso.

Alunos, professores e interessados puderam participar da construção de uma cerca para delimitar a área do canteiro; de uma oficina de construção de hortas, orientada pelos alunos participantes do Projeto Teias, vinculado ao Núcleo Meio Ambiente e Urbanismo. Também construíram uma tenda com telas de barramento de construção e faixas de divulgação que seriam descartadas. Foram servidas pizzas, assadas em fornos construídos nas edições anteriores do evento.

O Canteiro em Obras atua como instrumento de ensino, pesquisa e extensão para o curso de Arquitetura e Urbanismo, por meio da escola de Formação de Mão de Obra do projeto pedagógico do curso. Para a professora Margarete de Araújo, o canteiro é um espaço para pesquisa e experimentação, onde se pode trabalhar o que é capaz de descobrir e reinventar. Para um dos coordenadores do curso, professor Roberto Eustáquio dos Santos, o canteiro aproxima o arquiteto da obra, sendo um ambiente de ensino e aprendizagem, de troca de conhecimento.

O aluno Matheus Porto Hermeto é extensionista e afirma que essa experiência é importantíssima por ser a oportunidade de ver o que se aprende na sala de aula acontecendo. O calouro Luiz Felipe adorou a oportunidade de participar das oficinas com professores e veteranos e viu o evento como uma oportunidade de interação. O estudante espera que o curso abra novas portas para a arte e a cultura na sua vida.
A coordenadora de Extensão do curso, professora Vanessa Borges Brasileiro, destacou que o curso de Arquitetura da PUC Minas é baseado no tripé ensino, pesquisa e extensão, por isso a proposta do canteiro é uma interação entre teoria e prática, dentro da disciplina e fora da sala de aula. Para ela, o lugar é de capacitação e formação de mão de obra e a ideia é que seja usado a todo tempo pelos alunos do curso e pelos professores, na proposição de tarefas a para suas disciplinas."

Fonte: PROEX PUC MINAS

Nenhum comentário: